Eventos e Convívios

No dia 02 de Abril de 2011 (Sábado) pelas 08:00h deu-se início à 2ª Acção de Formação de Pesca à Pluma no Rio Âncora, na concessão do Clube Âncorense de Pesca e Caça.


Esta Acção de Formação de Pesca à Pluma teve os seguintes monitores:

Jorge Araújo (Parte teórica)

António Rodrigues (Materiais, montagens e técnicas)

Diamantino Domingos (Ex Presid. da Federação Portuguesa de Pesca à Pluma)

Ricardo Bernardino (Materiais e montagens)


Programa:

1. Uma parte teórica;

Palestra.

Canas, carretos, linhas e equipamentos de Pluma.

Materiais e montagens (com utilização de video-imagem para melhor compreensão).

Construção de plumas.

Técnicas e treino de lançamentos (existirão vários equipamentos á disposição).


2. Uma parte prática:

Pesca sem morte a decorrer nos lotes designados da concessão do clube âncorense.


3. Convívio e Pesca de Spinning no Mar;

Para quem preferir fazer Spinning aos robalos no mar. A coordenação e escolha do pesqueiro será competência do nosso companheiro do fórum Luís Almeida.


4. Almoço/convívio nas instalações do Parque de Campismo de Paço - 13horas

Entrada composta por Broa de Avintes Azeitonas e Presunto

Frango no churrasco

Febras grelhadas

Sumos, cerveja e Vinho

Frutas variadas.

............................................................................................................................................


Mais uma vez um convívio 5 estrelas. Todos os participantes passaram um dia em grande quer no mar quer no Rio. Aqui ficam alguns exemplos do dia.



"Salta, salta..." são sempre uma epopeia as idas à Ínsua...o Sr. Mário é conhecedor daquelas correntes que se podem tornar bem traiçoeiras...

O que interessa é que todos se divertiram, não faltou adrenalina naquele "desembarque" e todos tiveram peixe. Pena alguns bons troféus terem fugido da foto da praxe...em especial o do João Pinto que era um bom barrote.

Quando esta "grupo de combate" chegou ao parque de campismo para se juntarem ao resto das tropas...as suas caras e expressões diziam tudo...  

É bom quando assim é.  


Na Pluma tudo correu também como o esperado. 

O Tozé, o Ginho e o Ricardo são verdadeiros mestres que muito nos ensinaram. Algumas técnicas, dicas e muita experiência própria de quem há muitos anos se dedica a esta pesca e a esta técnica.

Acho que saímos de lá todos a saber um pouco mais.

E claro sempre com o "chamamento" do rio Âncora ali ao lado. Excelentes condições para a pesca, muitas trutas e tramos da concessão muito bem tratados, zelados e cuidados pelo Dr. Rui Taxa e demais equipa do Clube.

Um agradecimento também especial para o Tita que tudo colocou à nossa disposição no Parque e sempre disponível.

Por último um agradecimento muito especial a todos os moderadores, ao Dr. Rui Taxa e ao comandante das "tropas de assalto" Luís Almeida.

Foi um dia magnifico. Muito obrigado. 

Escrito por Paulo Machado (administrador do PCA).


 

 

 

 

 

 

No dia 17 de Abril de 2010 (Sábado) pelas 08:00h o "Pesca com Amostras", com o apoio do "Segredos da Pluma" realizou a 1ª Acção de Formação e Sensibilização de Pesca à Pluma no Rio Âncora, na concessão do Clube Âncorense de Pesca e Caça, de que é presidente o Dr. Rui Taxa.

Esta Acção de Formação de Pesca à Pluma foi monitorizada por membros do "Segredos da Pluma", experientes na Pesca à Pluma.
Esta Acção constou de:
1. uma parte teórica;
2. uma parte prática em que esteve incluída a pesca sem morte que decorreu nos lotes da concessão do clube Âncorense.

Houve também um almoço para os participantes e acompanhantes no restaurante "A Fortaleza" - junto ao Posto de Turismo na marginal de Vila Praia de Âncora.

A parte teórica foi realizada durante a manhã, onde se abordou os vários tipos de equipamento utilizado nesta modalidade de pesca, e as circunstâncias em que o mesmo deve ser utilizado. Foram apresentados alguns modelos de canas, carretos, tipos de linha, moscas/plumas, etc... que se usam em várias situações.

No final da formação teórica, fez-se uma pequena pausa para troca de impressões, e aprender a utilizar o equipamento, simulando alguns lançamentos em terra.

Depois da formação, como não poderia deixar de ser, deu-se inicio ao almoço convivo.

Durante o mesmo, houve tempo para distribuir prémios de participação aos presentes e discutir a melhor forma de “atacar” o Rio Âncora.

No final do almoço, os formandos dividiram-se em vários grupos, foram colocar a aprendizagem em prática e dar o gosto ao dedo.

Para os menos experientes, penso que foi uma boa oportunidade para aprenderem mais um pouco sobre esta modalidade, sobretudo no que diz respeito ao lançamento, que continua a ser a grande dificuldade de muitos dos que estão a começar esta actividade.

Parabéns a todos os participantes e à organização pelo convívio que proporcionaram.

 

 

 

 

 

                       Home :: Escola de Pesca :: Loja :: Contactos :: Promoções :: Novidades :: www.rb-flys.com                       
                                                     Copyright Ⓒ 2014 RB-Flys, Fly Fishing Portugal