Cursos e Formações

Curso de Pesca à Pluma

Todos os dias surgem novos pescadores interessados em praticar a modalidade de pesca à mosca. A sua beleza, a interacção com a Natureza, e a sua forma única de pescar, fazem com que acabemos apaixonados pela modalidade.

Quando iniciamos a nossa jornada no mundo da pesca à mosca, muitas são as duvidas que nos surgem, e deparamo-nos sem ninguém ao nosso lado que possa responder  e esclarecer todas as questões. Noutros casos, pensamos que através da internet, ou dos fóruns e blogs, onde passamos inúmeras horas, vamos ficar completamente esclarecidos e peritos na modalidade.

Mas na realidade as nossas primeiras saídas são frustrantes, aquilo que tomávamos por sabido, veio a revelar-se muito mais difícil e complicado. Afinal como é que se lança??? Que linha devo utilizar??? Como é que faço um terminal??? Quais são os nós que se utilizam para este fim??? Qual o conjunto de cana e carreto que devo escolher??? ...

Todas estas mil e uma perguntas e muitas mais têm resposta garantida no nosso curso de iniciação de pesca à mosca. 


Iremos abordar algumas questões básicas sobre o equipamento utilizado, a sua montagem e manutenção, assim como saber identificar e escolher o material.

Serão abordados na teoria e demonstrados na prática várias formas de lançamento, a apresentação da mosca, e muito mais...

Também será abordado a temática dos nós de pesca usados nesta modalidade, princípios básicos de entomologia e montagem das plumas.

Com este curso, propomos-lhe dias cheios de emoções começando pela teoria e acabando na prática, desfrutando da pesca à pluma com a garantia de captura de trutas.


Este curso está preparado para ser administrado em várias fases para maior conforto dos praticantes, e conforme as suas necessidades e interesses.

A primeira fase, é a principal e obrigatória para quem quer começar a praticar esta modalidade.

Neste dia, os participantes ficarão a saber o que é a pesca à pluma e como se pratica. Será apresentado uma pequena introdução à história desta modalidade, iniciando-se de seguida a parte teórica deste curso. Serão abordadas as técnicas utilizadas, e os seus equipamento. Qual a melhor escolha do equipamento, e como se utiliza.

As várias formas de realizar os lançamentos, lançamento com dupla tração, roll cast, mendings, etc...

Como se deve fazer uma abordagem ao local de pesca, seja ele lago ou rio.

Como fazer uma apresentação correcta da mosca ao peixe. Que tipo de mosca utilizar em cada técnica.

A diferença entre pesca com mosca seca, pesca com ninfas e afogadas, pesca em “tamdem”, pesca com streamers, e muito mais...

No final do dia, os formandos estarão aptos para iniciar as suas jornada e aventuras de pesca à pluma.

Estes irão adquirir conhecimentos de forma a saber identificar e escolher o seu equipamento, que técnicas utilizar perante os vários cenários, como contornar os obstáculos que anteriormente pareciam ser dúvidas sem resposta.

Neste dia irão ainda desfrutar da prática da pesca à pluma em ambiente controlado com a garantia de captura de trutas.


A segunda fase deste curso, está direccionado para aqueles que para além de querer aperfeiçoar a sua técnica de pesca, também querem conhecer novos locais onde poderão desfrutar desta bela modalidade.

Neste dia, os formandos terão a oportunidade de desfrutar de uma jornada de pesca do nascer ao por do sol, na companhia de guias qualificados, com elevado conhecimento da modalidade, que iram explicando tudo o que se passa momento a momento.

Será possível aprender a identificar o peixe no seu habitat natural, fazer uma leitura do rio ou lagoa (dependendo do local escolhido pelo formando), tentando identificar os possíveis locais onde o peixe se esconde e o seu alimento para o cenário apresentado.

Também será possível estudar a entomologia do local. Teremos várias oportunidades durante o dia, onde os guias de pesca, irão ensinar como identificar os insectos da região, e reconhecer os vários estágios da sua metamorfose. Desta forma, o formando irá adquirir conhecimentos úteis para o ajudar a  seleccionar os modelos e padrões de plumas que mais se adequam ao local de pesca aumentando a probabilidade de capturas e proporcionando-lhe um dia de pesca bem sucedido. 


A ultima fase deste curso, irá debruçar-se sobre o estudo e montagem das plumas.

Iremos apresentar vários tipos de materiais utilizados na montagem, e demonstrar como e em que situações se aplicam.

Os formandos interessados em adquirir o pacote completo, ficaram especializados na montagem das suas próprias plumas. Aqui eles terão a oportunidade de ver montar e poder montar as suas primeiras plumas.

No final desta fase do curso, todos os participantes para além de saberem o que é a pesca à pluma e estarem aptos a praticar esta modalidade, também serão capazes de identificar e escolher os vários materiais para a montagem das suas plumas, saber identificar e escolher as ferramentas de montagem, e preparar a sua própria “oficina” de montagem de plumas.

Comece o dia com uma aula teórica sobre introdução aos materiais de montagem. Seguidamente ponha em prática os conhecimentos adquiridos, montando as suas primeiras plumas. Desfrute de um almoço convívio entre formadores e formandos. E aproveite a tarde para testar as suas plumas comprovando a sua eficácia.


O curso RB-Flys, é totalmente prático, desde a primeira fase até à ultima. Os formandos estarão sempre acompanhados por membros qualificados e com experiência da modalidade, podendo responder e esclarecer todas as dúvidas que lhes queiram colocar.

A nossa área de actuação é na zona Norte de Portugal, as condições apresentadas são para a região de Braga e Alto Minho. Todos os pedidos que contenham condições especiais serão submetidos à aprovação e disponibilidade dos nossos guias e formadores.

Daremos resposta a todos os pedidos, nenhum contacto será desprezado.

Para marcações, informações ou qualquer esclarecimento, os interessados poderão entrar em contacto com a RB-Flys através da área de contactos da nossa página ou através dos telefones apresentados.


As várias fases do curso com componente prática de pesca, já incluem as licenças diárias locais para cada praticante. O formando só terá de apresentar a licença pessoal anual de pesca desportiva.

O período de almoço, assim como as suas despesas já estão incluídas na formação. Sempre que haja algum pedido especial de refeição por motivos de saúde ou pessoais, deverão os interessados informar a organização no ato da sua inscrição.

Se necessitar de algum apoio para adquirir o equipamento para o curso, deverá solicitar a colaboração da organização para esse efeito.

O formando poderá realizar toda a primeira fase do curso com equipamento da organização. Basta que no ato de inscrição o seja solicitado.


Solicite mais informação através da nossa folha de contactos. ou veja aqui a informação detalhada do curso RB-Flys e saídas de pesca.

                       Home :: Escola de Pesca :: Loja :: Contactos :: Promoções :: Novidades :: www.rb-flys.com                       
                                                     Copyright Ⓒ 2014 RB-Flys, Fly Fishing Portugal